Distrito LC-1 - Fundação Armando Fajardo de Lions Clubes - AL 2017/2018 - Governador CL Benedito Chiaradia

Ex-Presidentes


ARMANDO FAJARDO

Armando Fajardo, Leão Número 1 do Brasil

Armando Fajardo nasceu em Madalena, Rio de Janeiro, em 12 de outubro de 1893. Filho de tabelião e neto de fazendeiro. Meninice de interior, até os 13 anos, quando veio para o Rio de Janeiro continuar os estudos. Fez o secundário no internato do Colégio Pedro II e bacharelou-se em Direito. Bom estudante, melhor desportista.
Casou-se em 1924, com D. Branca Tavares Fajardo.
Ocupou vários cargos de relevo na vida pública e recebeu inúmeros títulos honoríficos nacionais e estrangeiros que muito o dignificaram. Assim, entre outros, foi Secretário Geral da universidade do Brasil; Secretário do Conselho Universitário; Oficial de Gabinete de três Ministros de Educação; Secretário dos Institutos de Alta Cultura Luso-Brasileiro; foi um dos fundadores do primeiro reitorado do Brasil; ocupou funções destacadas no esporte e no turfe brasileiro.
Tomou contato com o leonismo através de seu cargo de Diretor do Jockey Clube Brasileiro quando, no Uruguai, assistia o clássico “Armando Fajardo”, homenagem que, lhe prestavam por haver pacificado os turfistas de Montevidéu. Na capital cisplatina, impressionou de tal sorte os dirigentes de Lions Internacional que motivou um honroso convite – ser o introdutor o leonismo no Brasil.
Haviam escolhido o homem certo. Em 16 de abril de 1952 era fundado, com 40 associados, nosso primeiro Clube de Lions, célula inicial do Lions Clube Rio de Janeiro – Centro, o Mater Clube do Brasil. Fajardo foi o seu primeiro secretário, não quis a presidência.
Com o dinamismo, a palavra fácil, cativante e convincente de Armando Fajardo, o movimento cresceu célere em nossa terra. Impossível, nos moldes deste trabalho, enumerar todos os cargos ocupados e as campanhas realizadas pelo “Construtor do Leonismo Brasileiro” e, bem assim, dos títulos e condecorações que recebeu.
Eis o probo e exemplar chefe de família, o amigo leal, o homem dotado de uma indômita força de vontade.
Assim foi o saudoso Leão Número 1 do Brasil.

Faleceu em 13 de junho de 1969.
(Fonte: Leão Sabido: Áureo Rodrigues – Diretor Internacional 1965/1967)

 

GALERIA DOS EX PRESIDENTES

GERALDO BASTOS ALEXANDRE GUERSHON EDSON BARTOSCH BENJAMIN SCHWARTS CAPANEMA PAULETTO THEMISTOCLES CASTILHO BORDALLO  JACINTO PETERSEN HOMERO NILO MARIO VILELA CUNHA VALLE WERNECK ARMENIO EDUARDO AMAURY ALBUQUERQUE CARLINO ROBERTO REGIS JESEN LUCINO SUELY SILVA VANISIA JORGE ROSAS SONIA CUNHA EDISON LUIZ AUGUSTO mauricio marly